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O que é o IPÊ

 

História do IPÊ:

As preocupações de pesquisa deste grupo e sua articulação derivam da constituição, em 2014, do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública, Mobiliza. O trabalho do Mobiliza envolveu diversos estudos e várias orientações discentes no âmbito da Pós-Graduação e da Graduação, aglutinando os interesses de quatro docentes, realizando projetos colaborativos de pesquisa, bem como projetos de ensino e extensão. Assim, aquele grupo veio se consolidando e amadurecendo suas abordagens teóricas e empíricas. A completa inserção dos membros do grupo no PPGCOM/UFMG e a necessidade de reposicionar os projetos, as parcerias e as articulações entre docentes e discentes levou à iniciativa de constituição de um novo grupo, em setembro de 2021, sob nova nomenclatura e ementa, a fim de refletir de modo mais realista o estágio das preocupações de investigação e permitir melhor integração com outros grupos e redes de pesquisa. Desta maneira, a inauguração deste novo grupo se deu em substituição ao Mobiliza, incorporando seus membros e os projetos então realizados.

 

Ementa:

O grupo abrange estudos sobre o conjunto de relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade e suas implicações institucionais. Investiga as dinâmicas de construção de influência social a partir da formação e movimentação de públicos e das lógicas das interações destes com as instituições e as organizações - públicas ou privadas, com foco no desenvolvimento de controvérsias, nos conflitos de interesse, nos fenômenos que envolvem a opinião pública. Reflete sobre os processos de comunicação estratégica e da vulnerabilidade dos públicos.


Eixos de interesse:

  • Genealogia dos públicos e suas formas de ação coordenada;
  • Relações públicas, comunicação pública e comunicação organizacional nas dinâmicas sociais e na conformação do espaço público;
  • Comunicação estratégica e institucional na construção da influência social e nos processos de comunicação pública e política;
  • Processos e estratégias de comunicação para mobilização social;
  • Vulnerabilidades dos públicos frente à comunicação estratégica das instituições e organizações;
  • Formas de resistência, de monitoramento e vigilância civil sobre as ações de comunicação das organizações.